ARA-CentroIP-logo-TR

ARA-Centro, IP REUNE-SE COM PARCEIROS PARA A MATERIALIZAÇÃO DO PROJECTO CEARA

Trata-se do ‘Centro de Excelência em Armazenamento de Água’ (CEARA), um projecto que visa criar uma plataforma digital que funcionará como uma rede de trabalho para partilha de informação sobre armazenamento de água entre os profissionais da área e interessados, de modo a melhorar a gestão da água por meio de infraestruturas concebidas com técnicas e tecnologia resiliente, amigas do ambiente e adequadas a cada local, para que as comunidades possam se beneficiar do preciso líquido.

Nesse contexto, vêm sendo levadas a cabo reuniões entre a ARA-Centro, IP e parceiros como o Instituto Politécnico do Songo (ISPS) e o Blue Deal, para geração de ideias para o desenvolvimento da plataforma.

O grupo, que se reuniu de 19 a 20 de Outubro, no escritório da Sede da ARA-Centro, IP, na cidade de Tete, efectuou uma visita de estudo, na passada sexta-feira, a uma Represa de Areia em Chacalanga (Marara – Tete), de modo a captar informações sobre a infraestrutura e gravar vídeos sobre o projecto, que a posterior serão partilhados na plataforma do CEARA.

 

As represas de areia são estruturas com altura inferior a 6 metros, construídas em cursos de água com boa capacidade de transporte de solos arenosos, dimensionadas para reter água e areia. Quando correctamente dimensionadas e construídas, a área da albufeira fica cheia de areia grossa e a água é armazenada subsuperficialmente nos interstícios dos grãos de areia. Estas represas serão implantadas em vales em forma de “U” com extensão não superior a 70 metros.

VANTAGENS

a) menor risco de contaminação da água (a água não está em contacto directo com o gado ou outros animais);

b) melhor infiltração (o escoamento dá-se através da areia, sendo a água filtrada);

c) redução da proliferação de mosquitos que propagam doenças como a malária, entre outros insectos;

d) estruturas de baixo custo (com apoio da comunidade na fase de construção);

e) manutenção apropriada (utilizando materiais locais que podem ser mantidos pela comunidade);

f) sustentabilidade a longo prazo (grande envolvimento e compromisso por parte da comunidade local).

 

#PorUmaGestãoEUtilizaçãoSustentávelDosRecursosHídricos