DIQUES DE PROTECÇÃO
As condições climáticas de Moçambique indicam que o país está sujeito a vários tipos de eventos que podem originar inundações: ciclones e depressões tropicais do Oceano Índico e as frentes frias vindas do sul. Portanto, considerando a extensão do país, as grandes áreas de suas principais bacias hidrográficas e as condições climáticas, é bastante natural que as inundações de vários graus de gravidade ocorram repetidamente, às vezes com efeitos devastadores, como aconteceu com as cheias de Fevereiro/Março de 2000.
Para a protecção de cidades e áreas agrícolas contra cheias e inundações foram projectados e construídos vários sistemas de diques. Alguns desses sistemas com funções combinadas.
FUNÇÕES DOS SISTEMAS DE DIQUES
- Protecção contra cheias e inundações;
- Acesso para estradas e ferrovias em áreas baixas;
- Barreiras para reter água das inundações para irrigação;
- Funções duplas: Combinação entre protecção contra inundações e estradas de acesso;
- Combinação entre estradas de acesso e barreira (por exemplo, estrada de acesso a Quelimane e diques em Namacurra);
- Funções triplas: Combinação entre protecção contra inundações, estradas de acesso e barreiras. A maioria dos diques são públicos, mas alguns são privados.
SISTEMA DE DIQUES NA REGIÃO CENTRO
DIQUE DE MARROMEU
Características: O dique de protecção contra cheias é de 53 km que protege o município de Marromeu e os campos de açúcar da Companhia do SENA das cheias do Zambeze. A experiência dos anos anteriores mostra que este dique é eficaz na protecção contra cheias de magnitude baixa e média-alta. A secção do dique é trapezoidal e é constituída essencialmente por argilas, com um revestimento em capim.
Actividades realizadas: Em 2021 e 2022 foram feitas intervenções de reparação de emergência do Dique de Marromeu, que consistiu na construção do corpo numa extensão de cerca de 350metros, altura de 2metros, base maior de 4 e menor de 2. Esta obra teve a duração de cerca de 02 meses com algumas interrupções devido a passagem da época chuvosa.
- Reposição de corpo do dique em uma extensão de 200 metros, base maior de 9 metros, base menor de 5 metros, altura 2m;
- Colocação de pneus para garantir a estabilidade dos solos nos taludes na margem do rio de montante a jusante;
- Plantio do capim elefante para assegurar a consistência do dique.
REPARAÇÃO DO DIQUE DE LUABO
Características:
Actividades realizadas: Está em curso desde 8 de Outubro de 2023 a reabilitação do dique em dois troços com extensões consideravelmente grandes, sendo 200m em Lupita e 100m em Nzama.
- Alteamento de corpo do dique em uma extensão de 400 metros, base maior de 16 metros, base menor de 5 metros, altura 4m;
- Colocação de casos de área para garantir a estabilidade dos solos nos taludes na margem do rio de montante a jusante;
- Plantio do capim elefante para assegurar a consistência do dique.