Decorreu de 14 a 16 de Julho, na cidade de Maputo, mais uma reunião de troca de experiências entre as equipas de Comunicação e Imagem das Administrações Regionais de Águas (ARAs), da Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos (DNGRH) e do programa Blue Deal. O encontro teve lugar nos escritórios da ARA-Sul, IP e contou com a participação das ARAs Centro, Norte e Sul, IP, no âmbito do esforço conjunto de fortalecimento institucional no sector de recursos hídricos em Moçambique.
A iniciativa insere-se num ciclo de sessões rotativas realizadas em todas as sedes das ARAs, promovidas com o apoio técnico e financeiro do Blue Deal, e tem como objectivo fortalecer competências comunicacionais, alinhar práticas e valorizar a imagem institucional do sector da água.
Durante três dias, os participantes tiveram a oportunidade de abordar temas actuais e práticos como media training, marketing digital, uso de inteligência artificial na produção de conteúdos, gestão de crise, fotografia institucional e partilha de experiências sobre processos internos, como a recente fusão das extintas ARAs Zambeze e Centro.
O último dia da missão foi dedicado a uma visita de campo à empresa Heineken Moçambique, utente da ARA-Sul, IP, com o propósito de conhecer a experiência prática do sector privado na gestão e licenciamento de uso de água, reforçando a articulação entre comunicação institucional e relacionamento com utentes.
Segundo Joana Manuel, Coordenadora de Comunicação e Imagem da ARA-Centro, IP, a experiência tem sido altamente proveitosa:
“O financiamento da Blue Deal tem sido uma mais-valia para o sector. A troca de experiências entre as ARAs está a contribuir significativamente para o nosso crescimento técnico e institucional. Destaco o impacto prático do ‘aprender fazendo’ nestas formações: os treinos de mídia, o uso de inteligência artificial e o reforço de competências em fotografia deram-nos ferramentas concretas e modernas para comunicar com mais eficácia e proximidade. Esta é uma transformação real.”
A ARA-Centro, IP valoriza o investimento contínuo do programa Blue Deal, que tem permitido não apenas o fortalecimento de capacidades internas, mas também a promoção de uma cultura de partilha, colaboração interinstitucional e inovação na forma como o sector comunica com os seus diversos públicos.
Este esforço conjunto demonstra o compromisso das instituições moçambicanas e seus parceiros em assegurar uma gestão de recursos hídricos cada vez mais transparente, eficiente e próxima do cidadão.
Igualmente, a ARA-Centro, IP agradece à ARA-Sul, IP pela calorosa hospitalidade, espírito de colaboração e ambiente propício à aprendizagem proporcionado ao longo dos três dias de trabalho.