Cidade de Tete, 04 de Julho de 2025
A ARA-Centro, IP participou activamente na X Edição da Feira Provincial de Indústria e Comércio, realizada no dia 04 de Julho, no Jardim III Congresso, na cidade de Tete.
O evento, que teve como objectivo impulsionar a comercialização agrária, promover o agroprocessamento e destacar as potencialidades económicas da província, foi oficialmente inaugurado por Sua Excelência o Governador da Província de Tete, Dr. Domingos Juliasse Viola.
A água como pilar da economia local
A presença da ARA-Centro, IP na feira teve como foco destacar a importância da gestão sustentável da água como factor chave para o crescimento económico da província, especialmente nos sectores da agricultura e agroindústria.
“Não há agricultura produtiva, nem indústria próspera sem água em qualidade e quantidade suficientes. A nossa missão é assegurar que este recurso vital seja utilizado de forma consciente, eficiente e legal”, afirmou Lúcio Cumbe, técnico da ARA-Centro, IP (DGB do Zambeze) destacado para o evento.
Durante a exposição, a ARA-Centro, IP desenvolveu diversas acções de sensibilização e esclarecimento ao público visitante, com destaque para:
- A importância do cadastro e licenciamento do uso da água bruta, condição essencial para garantir a equidade e sustentabilidade no seu aproveitamento;
- A promoção dos serviços de análise da qualidade da água disponibilizados pelo laboratório da instituição, fundamentais para a saúde humana e processos produtivos;
- A demonstração de instrumentos de monitoria hidrológica, que ajudam na tomada de decisões técnicas e estratégicas para a preservação dos recursos hídricos da região.
“Estar presente nesta feira é, para nós, uma forma de aproximar os nossos serviços dos cidadãos e mostrar como a água está por trás de quase tudo o que move a economia local”, reforçou drª Regina Chambene, representante da Direcção da ARA-Centro, IP.
Interacção, parcerias e visão de futuro
O stand da ARA-Centro, IP recebeu visitantes de vários sectores — desde estudantes, agricultores, técnicos e representantes de empresas — num momento de partilha de experiências e construção de parcerias para o futuro.
“Ficámos impressionados com a curiosidade e o interesse das pessoas em saber mais sobre o uso legal e responsável da água. Isso mostra que a consciencialização está a crescer, e é esse o caminho que queremos continuar a trilhar”, concluiu a drª Regina Chambene.
A participação na feira reafirma o compromisso da ARA-Centro, IP com a promoção de uma cultura de uso racional da água, essencial para o desenvolvimento sustentável da província e da região Centro do país.