ARA-CentroIP-logo-TR

Barragem de Cahora Bassa

A barragem de Cahora Bassa, é uma infraestrututa de armazenamento de água sob jurisdição da ARA-Centro, IP. Situa-se no Rio Zambeze, na província de Tete (a 120 km desta cidade), no Distrito de Cahora Bassa, em Moçambique.

A sua albufeira é a quarta maior de África (depois de Assuão, Volta e Kariba), com uma extensão máxima de 270 km de comprimento e 30km de afastamento entre as margens, ocupando cerca de 2665 km2 ao nível do pleno armazenamento (NPA) e tendo uma profundidade média de 26 metros.

Os seus orgãos de segurança e descarga têm uma capacidade total de descarga de 13400 m3/s.

É actualmente o maior produtor de electricidade em Moçambique, com  potência instalada de 2075 megawatts, que abastece Moçambique (perto de 250MW), África do Sul (1100MW) e Zimbabué (400MW). Decorrem trabalhos para o abastecimento do Malawi com energia eléctrica de Cahora Bassa.

Foi projectada no âmbito do Plano de Desenvolvimento do Vale do Zambeze, um projecto ambicioso de desenvolvimento daquela região, lançado pelo Estado português. Os estudos hidráulicos e estruturais do projecto foram desenvolvidos pela empresa de consultoria Hidrotécnica Portuguesa, em Lisboa, com a orientação geral do Professor Alberto Abacassis Manzanares, com a colaboração na parte hidráulica do Professor Eng.o António Quintela e na parte estrutural dos Engenheiros João de Salvador Fernandes e António Cruz. Os estudos hidráulicos em modelos reduzidos foram desenvolvidos no LNEC sob a supervisão do Eng. Fernando Lemos na Divisão de Hidráulica das Estruturas com a participação do Eng. Jorge Paes Rios.

A sua construção começou em 1969, tendo a albufeira começado a ser cheia em Dezembro de 1974. É administrada pela Hidroeléctrica de Cahora Bassa. O sistema hidroeléctrico esteve apenas esporadicamente a funcionar durante a década de 1980, devido à guerra de desestabilização de Moçambique.