Este projecto surge com o objectivo de testar a viabilidade de soluções estruturais de armazenamento de água baseadas em ecossistemas, na província de Tete, com vista na redução de impactos das infraestruturas de armazenamento de água na alteração dos ecossistemas e da poluição do meio ambiente, promovendo em simultâneo o desenvolvimento das comunidades através da garantia da disponibilidade de água para diversos usos.
Numa primeira fase, pretende-se implantar 4 projectos de ensaio e demonstração nos distritos de Cahora-Bassa, Marara e Changara na província de Tete por ter maior predominância do clima semiárido o que permitirá maior visibilidade dos impactos a produzir.
Os locais concretos para implantação das obras serão indicados a posterior, devendo apenas o prestador de serviços considerar a hipótese de implementação destes projectos nos distritos acima mencionados nas comunidades de ChissuaNtala (Distrito de Cahora Bassa), Nhakhwalakwala(Distrito de Changara), Casina Bassa(Distrito de Marara) e Nhapende (Distrito de Marara).
O tipo de infraestrutura de armazenamento de água baseada em ecossistemas escolhida para o presente projecto-piloto é a chamada represa de areia. As represas de areia são estruturas com altura inferior a 6m,construídas num curso de água com boa capacidade de transporte de solos arenosos, dimensionadas para reter água e areia.
Quando correctamente dimensionadas e construídas, a área da albufeira fica cheia de areia grossa, ficando a água armazenada subsuperficialmente nos interstícios dos grãos de areia. A estrutura desse tipo de represa é semelhante à represa clássica, embora não dispondo dos circuitos de descarga de fundo e de tomada de água. Em termos de material para o corpo da represa, usa-se betão ciclópico armado com arrame farpado e varões de aço. É também importante realçar que a construção de uma barragem de areia, deve ser faseada de forma a reter preferencialmente a areia de maior granulometria e evitar a colmatação através de siltes e argilas que deverão ser conduzidos para jusante. Isto implica que, a construção adequada de uma obra de retenção desta natureza poderá ter que ser desenvolvida entre dois a três anos dependendo da capacidade de transporte de sedimentos do rio.